Pentágono: outro balão chinês visto sobre a América Latina

Fonte: Wikinotícias

4 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Departamento de Defesa dos EUA disse na sexta-feira que outro balão chinês está navegando sobre a América Latina, dois dias depois que um balão de alta altitude semelhante foi descoberto sobrevoando os Estados Unidos.

O secretário de imprensa do Pentágono, brigadeiro-general da Força Aérea, Pat Ryder, disse em comunicado aos meios de comunicação que “estamos vendo relatos de um balão em transição na América Latina”.

Na sexta-feira anterior, Ryder alegou a repórteres no Pentágono que o balão sobrevoando os Estados Unidos está lá para vigilância – violando o espaço aéreo dos EUA e a lei internacional – apesar da China afirmar que foi projetado para pesquisa meteorológica.

Ryder disse que continua monitorando o balão sobrevoando os Estados Unidos de perto e, embora não tenha fornecido sua localização específica, disse que estava sobre o centro dos Estados Unidos continental e se movendo para o leste. Ele disse que não representa uma ameaça militar ou física para as pessoas no terreno neste momento.

Autoridades de defesa dos EUA descobriram o balão pela primeira vez na quarta-feira sobre o estado de Montana, no noroeste, que abriga uma das três bases da Força Aérea dos EUA que operam e mantêm mísseis balísticos intercontinentais. O tráfego aéreo do aeroporto de Billings, Montana, parou brevemente na quarta-feira, quando os EUA mobilizaram caças para rastrear o balão.

Notícias relacionadas

Fontes