Papa Francisco inicia peregrinação de 6 dias à África Central

Fonte: Wikinotícias

31 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Papa Francisco está indo para a África central na terça-feira para levar uma mensagem de paz a duas das nações mais afetadas pela violência da região.

A viagem de seis dias do pontífice de 86 anos começará na República Democrática do Congo, onde presidirá uma missa ao ar livre no aeroporto N'dolo, na capital, Kinshasa, que deve atrair mais de um milhão de pessoas. Pelo menos metade dos 95 milhões de habitantes da RDC são membros da Igreja Católica Romana, tornando-a a maior comunidade da Igreja na África.

Mas as Nações Unidas dizem que cerca de 5,7 milhões de pessoas estão deslocadas na RDC devido a anos de combates entre as forças do governo e o grupo rebelde armado M23, bem como ataques de grupos afiliados ao Estado Islâmico.

A visita papal é a primeira à República Democrática do Congo desde a chegada de João Paulo II em 1985. Inicialmente, Francisco estava programado para viajar ao país em julho passado, mas foi forçado a adiar a viagem devido a uma doença crônica no joelho.

O papa deixará a RDC na sexta-feira para o Sudão do Sul. Ele unirá forças para pedir o fim da violência que assola o país desde que se separou do Sudão em 2011. Uma guerra civil levou a uma crise humanitária que deixou 2 milhões de sul-sudaneses deslocados.

Fontes