Operação Tempus Veritatis: comandante da Marinha Almir Garnier tentou ajudar Bolsonaro a dar golpe de estado no Brasil

Fonte: Wikinotícias

17 de março de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Garnier Santos

O então chefe da Marinha, Almir Garnier Santos, colocou suas tropas à disposição de Jair Bolsonaro para uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A informação foi revelada pelo ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Júnior no contexto da Operação Tempus Veritatis, que investiga a tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente.

"A posição do líder da Marinha foi destoante dos demais comandantes das Forças Armadas", reporta a CNN Brasil, já que Baptista Júnior e Marco Antônio Freire Gomes, comandante do Exército à época, se negaram a participar de qualquer atentado à democracia. Freire Gomes, inclusive, ameaçou prender Bolsonaro se ele seguisse com seu plano, após uma Comissão de Fiscalização do Ministério da Defesa não encontrar qualquer regularidade no pleito que crettou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva.

O último golpe de Estado no Brasil levou à instalação da Ditadura Militar, que levou à morte centenas de opositores do regime entre os anos 1960 e 1970, conhecidos como os anos de chumbo.

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]