ONU: Cólera está se espalhando no Haiti

Fonte: Wikinotícias

10 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Nações Unidas dizem que a cólera está se espalhando no Haiti enquanto apenas 16% do apelo de US$ 145 milhões da organização, iniciado no mês passado, foi atendido.

“O que estamos vendo, de fato, não é apenas o aumento contínuo de casos de cólera, mas também a disseminação para as regiões”, disse Ulrika Richardson, residente da ONU e coordenadora humanitária no Haiti, esta semana em Nova York.

“Esta é uma tendência preocupante”, acrescentou.

A ONU disse que 283 pessoas morreram da doença, enquanto 12.000 foram hospitalizadas. Mais de 14.000 casos suspeitos foram registrados. Desde o surto, 155.000 pessoas foram deslocadas, representando um aumento de 80% desde agosto.

“A insegurança continua desenfreada, com relatos realmente arrepiantes de violações dos direitos humanos”, disse Richardson. As gangues assumiram o controle de 60% da capital Porto Príncipe.

“Temos desafios logísticos, você pode imaginar, e o desafio de segurança, mas podemos estar presentes e ajudar as pessoas”, disse Richardson sobre a presença da ONU no Haiti.

A cólera continua sendo uma ameaça global à saúde pública, diz a Organização Mundial da Saúde, e um indicador de desigualdade e falta de desenvolvimento social.

Fontes