OMS doa 9 micro-ônibus para ilhas Maurício

Fonte: Wikinotícias

21 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


Nove veículos Urvan, a um custo de Rs 12,6 milhões, foram doados ao Ministério da Saúde e Bem-Estar de Maurício pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no sábado, 17 de fevereiro de 2024, no Sir Seewoosagur Ramgoolam National Hospital (SSRNH), em Pamplemousses. Nesta ocasião também foi realizado o Prêmio Controle de Prevenção de Infecções (IPC) 2022 e foi concedido um escudo ao SSRNH pela obtenção das melhores pontuações entre os Hospitais Regionais na aplicação das medidas de IPC.

O ministro da Saúde e Bem-Estar, Dr. Kailesh Kumar Singh Jagutpal, a Representante da OMS nas Maurícias, Dra. Anne Marie Ancia, e outras personalidades estiveram presentes.

Em comunicado, Jagutpal falou sobre a doação dos veículos Urvan esclarecendo que quatro foram convertidos em ambulâncias para serem utilizadas em hospitais regionais, quatro para transporte de pacientes e um foi doado para a Ilha Rodrigues. O ministro, ainda, falou sobre os benefícios desta doação na ampliação da frota de ambulâncias existente e na possibilidade de substituição de ambulâncias com mais de vinte anos, bem como na prestação de maior conforto aos pacientes durante o transporte.

Jagutpal elogiou a OMS por estar na vanguarda das doações, seja em termos de financiamento, formação, estratégias ou directrizes, e pelo seu apoio inabalável ao Ministério nos seus esforços para melhorar os serviços. Na mesma linha, discorreu sobre a importância da formação digital para o pessoal de saúde, agora que o projecto e-saúde está a ser implementado em toda a ilha.

No que diz respeito ao Prêmio IPC, Jagutpal lembrou que desde 2020 o Ministério, em colaboração com a OMS, tem trabalhado numa estratégia para melhorar as medidas de IPC nos hospitais. Anualmente é realizada uma avaliação para garantir que as diferentes equipes esteja sendo formadas para que as medidas de PCI possam continuar, pois isso é essencial, nomeadamente nos blocos operatórios, berçários e Unidade de Cuidados Intensivos. Destacando a dedicação e resiliência demonstradas pelo pessoal do SSRNH face às adversidades, o ministro acrescentou que este prêmio visa homenagear as contribuições do Director Regional de Saúde, do Superintendente Médico e da sua Equipa de PCI na implementação de protocolos de PCI apropriados em o hospital.

O ministro da Saúde reiterou assim o apoio do Ministério em termos de formação e orçamento para adquirir o que for necessário em matéria de PCI, para que se mantenha o nível que já alcançaram.

Por sua vez, Ancia sublinhou que esta doação está relacionada com a escassez de veículos médicos nos tempos de pandemia da covid-19, nomeadamente para o transporte adaptado de pacientes em diálise e outras pessoas que necessitem de encaminhamento médico.

Ela enfatizou o compromisso da OMS em mobilizar os recursos necessários para preencher esta lacuna, acrescentando que a OMS está empenhada em apoiar o ministério nos seus esforços para melhorar a qualidade dos cuidados e serviços como parte da sua abordagem para alcançar resultados nacionais, regionais e internacionais, objetivos de saúde pública e proteger as populações contra emergências de saúde.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • WHO donates nine Urvan Vehicles to the Ministry of Health and Wellness — Government of Mauritius, 19 de fevereiro de 2024