Ministros das Relações Exteriores da OTAN se reúnem

Fonte: Wikinotícias

1 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em Oslo, os ministros das Relações Exteriores da OTAN se reuniram na quinta-feira para discutir o aumento de seu apoio à Ucrânia, bem como as aspirações da Ucrânia de ingressar na aliança militar.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, pediu que a OTAN acelere a aceitação de seu país, mas o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse na semana passada que a adesão da Ucrânia à OTAN "não está na agenda" enquanto a invasão continuar.

Stoltenberg expressou apoio à Ucrânia se tornar um membro enquanto falava com repórteres na quinta-feira em Oslo.

"Todos os aliados também concordam que a Ucrânia se tornará membro da aliança", disse Stoltenberg. "Não cabe a Moscou ter um veto contra a ampliação da OTAN." Stoltenberg disse que a “tarefa mais urgente e importante agora é que a Ucrânia prevaleça como uma nação soberana e independente”.

Questionado sobre os ataques ucranianos em solo russo, Stoltenberg disse que a Ucrânia foi atacada pela Rússia e tem o direito de se defender. Ele disse que o presidente russo, Vladimir Putin, pode interromper o conflito a qualquer momento.

A reunião de quinta-feira em Oslo vem antes de uma cúpula de líderes da Otan no próximo mês na Lituânia, onde Stoltenberg disse esperar que os aliados concordem com um compromisso de longo prazo para apoiar a Ucrânia. Ele disse que a Ucrânia precisa ter capacidade e força para se defender e impedir qualquer tentativa futura da Rússia de repetir sua invasão.

Stoltenberg expressou esperança de que os aliados da OTAN aprovariam a proposta da Suécia de ingressar na aliança antes da cúpula de julho. Todos os membros existentes devem dar sua aprovação e, até o momento, apenas a Hungria e a Turquia não o fizeram.

O chefe da OTAN disse na quinta-feira que em breve viajará para Ancara para continuar discutindo a situação com os líderes de lá. A Turquia acusou a Suécia de não fazer o suficiente para reprimir grupos que a Turquia considera terroristas. Stoltenberg observou que uma nova lei antiterrorismo entrou em vigor na quinta-feira na Suécia e reiterou que está confiante de que a Suécia se tornará um membro pleno da OTAN

Fontes