Lamy convoca reunião com bancos para discutir crédito

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

15 de outubro de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Preocupado com a escassez de crédito para operações de importação e exportação, especialmente nos países em desenvolvimento, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, convocou para 12 de novembro uma reunião com instituições financeiras multilaterais e bancos privados.

No começo do ano, a OMC manteve vários encontros com provedores de crédito, negociando financiamento para o comércio, com baixas taxas de juros. A última reunião com esse objetivo ocorreu em abril. “A partir de então, a situação parecia estável, com volumes e taxa sem níveis normais. Mas, nesta semana, o Brasil trouxe essa questão para o primeiro plano”, disse o diretor-geral.

Lamy também anunciou, ontem (14), a criação de uma força-tarefa para acompanhar os efeitos da crise financeira no comércio internacional. “Sugiro que monitoremos a situação e estejamos prontos para agir quando necessário.”

“Um terço da economia mundial, principalmente os países emergentes, ainda tem grande potencial de crescimento e temos que assegurar que essa máquina funcione por meio do comércio”, completou.

Fontes