Líderes mundiais se reúnem na conferência climática da ONU

Fonte: Wikinotícias

1 de novembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mais de 100 líderes mundiais estão se reunindo hoje na conferência climática da ONU que durará duas semanas, com áreas de foco que devem incluir promessas de metas de emissões e financiamento para ajudar as nações em desenvolvimento a lidar com os impactos das mudanças climáticas.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que está servindo como anfitrião da conferência em Glasgow, Escócia, deve enfatizar a urgência de agir, dizendo que a humanidade esperou muito tempo.

“Se não levarmos a sério a mudança climática hoje, será tarde demais para nossos filhos o fazerem amanhã”, disse Johnson, de acordo com trechos divulgados por seu escritório.

John Kerry, o enviado climático dos Estados Unidos, disse a repórteres antes da cúpula de segunda-feira que as metas da conferência incluem que os países se comprometam de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

Kerry também destacou a necessidade de lidar com o aspecto financeiro da mudança climática, tanto com o uso de fundos comprometidos quanto com a ajuda às nações em desenvolvimento com os danos que sofrem.

A cúpula do clima segue uma reunião de líderes do G-20 em Roma, onde eles prometeram encerrar o financiamento para usinas de carvão no exterior até o final deste ano, mas não chegaram a um acordo sobre eliminação gradual do carvão no mercado interno.

Fontes