Jair Bolsonaro acusado de falsificar cartão de vacina da Covid-19

Fonte: Wikinotícias
Jair Bolsonaro em 2023

20 de março de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Polícia Federal (PF) do Brasil acusou formalmente o antigo Presidente Jair Bolsonaro e outras 16 pessoas no final de uma investigação que apura um suposto esquema de falsificação de cartões de vacinas.

Agora, a Procuradoria-Geral da República (PGR) vai avaliar as provas colhidas na investigação e decidirá se denuncia os citados à Justiça ou pede o arquivamento do caso.

De acordo com a investgação, iniciada no ano passado, no Ministério da Saúde há um cartão de vacinação que indica que o ex-Presidente foi vacinado a 19 de julho de 2021 na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Peruche, na Zona Norte de São Paulo.

No entanto, a Controladoria-Geral da República confirmou que nessa data Jair Bolsonaro não estava na capital paulista e que o lote de vacinação que consta no sistema não estava disponível naquela data naquela unidade de saúde onde supostamente teria ocorrido a imunização.

As investigações da PF concluíram que um grupo ligado a Bolsonaro inseriu informações falsas de vacinação contra Covid-19 no ConecteSUS para obter vantagens ilícitas e depois retirou as mesmas informações do sistema.

A PF identificou que os dados falsos foram inseridos poucos dias antes do então Presidente viajar aos Estados Unidos, a 30 dezembro de 2022.

De acordo com o inquérito, foram forjados dados de vacinação de pelo menos sete pessoas, entre elas a filha de Bolsonaro.

Em declarações à PF, o ex-ajudante de ordens do então Presidente, Mauro Cid, informou que os dois documentos foram impressos no Palácio da Alvorada – residência oficial da Presidência da República – e entregues em mãos a Bolsonaro.

Em reação, o advogado do antigo Presidente, Fabio Wajngarten, disse considerar "lamentável" a divulgação da informação da acusação que ele classificou de absurdo.

"Na minha humilde opinião o indiciamento de hoje, que até o presente momento a defesa técnica sequer teve acesso, é tão absurdo quanto o caso da baleia. O mundo inteiro conhece a opinião pessoal do Presidente Jair Bolsonaro quanto ao tema da vacinação, muito embora ele tenha adquirido mais de 600 milhões de doses. Ademais, enquanto exercia o cargo de Presidente, ele estava completamente dispensado de apresentar qualquer tipo de certificado nas suas viagens. Trata-se de perseguição política e tentativa de esvaziar o enorme capital político que só vem crescendo", escreveu na rede social X.

Fontes[editar | editar código-fonte]