IBGE treina recenseadores para Censos 2007

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

5 de abril de 2007

Brasil — Entre os dias 03 a 13 de abril, o IBGE estará realizando em todo o país o treinamento de 70 mil candidatos classificados na prova objetiva de Recenseador dos Censos 2007.

Durante o treinamento intensivo de duas semanas, os recenseadores terão aulas sobre diversos temas e variáveis de pesquisas, tais como domicílios, moradores, famílias, estabelecimentos agropecuários, produção animal e vegetal, práticas e manejos, agroindústria, etc.

Os treinandos receberão instruções que os possibilitem atuar nas duas operações censitárias de 2007 Contagem da População e Censo Agropecuário), além de aprenderem sobre o uso do PDA (Personal Digital Assistant), que estará equipado com sistema de GPS (Global Position System) e formulários digitais.

As entrevistas de coleta começam no dia 16/04 para a Contagem da População (em 5.435 dos 5.564 municípios brasileiros) e Censo Agropecuário (em 5,7 milhões de propriedades rurais existentes em todos os municípios).

O IBGE recomenda uma jornada mínima de 25 horas semanais para os recenseadores, pois o trabalho externo de entrevistas terá remuneração proporcional ao número de coletas, ou seja, por produtividade. O cálculo é estabelecido por taxas previamente definidas, mas que variam regionalmente. Estima-se que a remuneração média dos recenseadores por cada setor censitário visitado seja: Setor urbano (cerca de 250 domicílios/14 dias de trabalho)= R$ 367,50; Setor rural (cerca de 120 domicílios/40 estabelecimentos agropecuários/18 dias de trab) = R$ 511,79.


Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati