Human Rights Watch exige investigação sobre assassinato de ativista do Laos na Tailândia

Fonte: Wikinotícias

24 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Human Rights Watch está pedindo uma investigação sobre a morte de um ativista político do Laos que vivia exilado na Tailândia.

O grupo disse que o corpo de Bounsuan Kitiyano foi encontrado em 17 de maio em uma floresta no nordeste da Tailândia, perto da fronteira com o Laos. Uma investigação policial inicial indicou que Kitiyano foi baleado enquanto andava sozinho em sua motocicleta.

Bounsuan, de 56 anos, era um ex-membro do grupo Free Laos envolvido em vários protestos em frente à embaixada do Laos em Bangkok exigindo respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais. HRW diz que foi reconhecido como refugiado pela agência das Nações Unidas.

“Este assassinato a sangue frio de um importante ativista político exilado do Laos exige uma resposta imediata das autoridades tailandesas”, disse Elaine Pearson, diretora da Human Rights Watch para a Ásia, em comunicado na quarta-feira.

A HRW diz que a Tailândia “falha consistentemente em prevenir ou responder adequadamente a ataques contra críticos políticos de governos vizinhos repressivos de Laos, Camboja , Vietnã e Mianmar”.

A HRW também disse que o assassinato de Bounsuan “envia uma mensagem arrepiante de que nenhum lugar é seguro para os críticos do governo do Laos”, citando casos anteriores.

Fontes