Governo Lula anuncia medidas no Dia Internacional das Mulheres

Fonte: Wikinotícias

8 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A ministra das Mulheres do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Cida Gonçalves, anunciou medidas em decorrência do Dia International das Mulheres.

Cida relembrou o número recorde de mulheres ocupando ministérios. “Pela primeira vez, em mais de duzentos anos de história, uma mulher comanda o Banco do Brasil. A Caixa Econômica Federal também é presidida por uma mulher. E as mulheres chefiam nada menos do que 11 ministérios em Brasília”, afirmou.

“Em pleno 2023, não é admissível que o país registre um feminicídio a cada 7 horas, e um estupro a cada 10 minutos. Isso tem que parar. Para cuidar das vítimas e fortalecer o combate a essas barbáries, estamos reconstruindo a Central de Atendimento à Mulher – o Ligue 180”, anunciou.

“Retomamos o programa Mulher Viver sem Violência, com a implementação de 40 Casas da Mulher Brasileira e serviços de atendimento, onde as mulheres serão acolhidas. […] Além disso, começamos a distribuir 270 viaturas para as Patrulhas Maria da Penha e para as Delegacias Especializadas de todos os estados brasileiros”, continuou.

A ministra também falou sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmos cargos: “Acabamos de apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei para proibir essa discriminação. Se o trabalho é igual, o salário tem que ser igual. Nada mais justo. O Presidente Lula também assinou um decreto segundo o qual toda empresa contratada pela administração pública federal deverá reservar 8 por cento de suas vagas para trabalhadoras vítimas de violência”.

Fontes