Gloria Estefan, a primeira latina a entrar no Hall da Fama dos Compositores

Fonte: Wikinotícias
Estefan em 2009

19 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Gloria Estefan se tornou a primeira latina a entrar no Hall da Fama dos Compositores. Em cerimônia realizada no hotel Marriott Marquis, em Nova York, a cantora e compositora de origem cubana disse estar "muito emocionada" e que é "um privilégio" a conquista.

"Eu sou. Quem diria? Quer dizer, é incrível. É uma honra ser a primeira [latina] a fazer algo. E eu tive oportunidades suficientes na minha vida para ser a primeira, mais do que qualquer um merece. Estou tão animada, de claro, você sabe, abra a porta um pouco mais para que mais latinos venham e peguem isso”, disse Gloria Estefan.

“Aos fãs que encontraram em minha música o que encontrei na música de compositores que mudaram minha alma ao longo da minha vida, agradeço por esse privilégio”, disse Estefan.

Estefan, que popularizou os ritmos latinos no mercado anglo-saxão, também disse que "a música salvou minha vida". Acompanhada do marido, Emilio, e do neto Sasha, de 11 anos, Estefan foi a encarregada de encerrar a festa de gala.

"Você sabe que sempre fico feliz por vocês ainda gostarem da minha música. E, como eu disse, é um privilégio poder alcançar as pessoas por meio de nossa música e de nossas palavras. E acho que espero que isso as inspire ou capacite ou pelo menos faça-os chorar se eles precisam de um bom choro", acrescentou a artista.

Além dela, Tim Rice, Glen Ballard e Liz Rose foram homenageados e falaram sobre a importância que a música teve em seu desenvolvimento e como os conectou ao passado e ao futuro.

“O percurso de um compositor é quixotesco e por vezes exótico. Nunca é uma linha reta, é sempre sinuosa”, disse Ballard, que participou de vários álbuns de Michael Jackson, incluindo Thriller, Bad e Dangerous. "Escrevo canções desde os quatro anos de idade, não por dinheiro, mas porque precisava", acrescentou.

Rice recebeu o Prêmio Johnny Mercer, o maior reconhecimento do salão, e Post Malone, 27, recebeu o Prêmio Hal David Starlight por "jovens compositores talentosos que tiveram um impacto significativo na indústria da música".

Acompanhado por um violão, Malone tocou "Feeling Whitney" de seu primeiro álbum, Stoney, e depois, rindo, pediu desculpas por "tocar uma música que ninguém conhece".

O Hall da Fama dos Compositores foi estabelecido em 1969 para homenagear aqueles que criam música popular. Um compositor com um notável catálogo de canções se qualifica para indução 20 anos após o primeiro lançamento comercial de uma canção.

Fontes