Filipinas removem barreira chinesa no Mar do Sul da China

Fonte: Wikinotícias

27 de setembro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A guarda costeira filipina disse ter removido uma barreira flutuante chinesa que bloqueava o acesso a uma lagoa disputada no Mar do Sul da China.

Um comunicado da guarda costeira disse que conduziu uma “operação especial” para remover a barreira, que a China colocou em vigor na semana passada.

A guarda costeira filipina também divulgou um vídeo que mostra um mergulhador usando uma faca para cortar uma corda presa a bóias.

A ação seguiu-se a uma declaração do Conselheiro de Segurança Nacional das Filipinas, Eduardo Ano, que disse que a barreira da China violava os direitos de pesca filipinos.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, aconselhou na terça-feira as Filipinas a não provocarem. Ele disse na segunda-feira que as águas disputadas são território chinês.

A China assumiu o controle de Scarborough Shoal das Filipinas em 2012 e reivindica a soberania sobre a maior parte do Mar do Sul da China, rico em recursos.

As reivindicações concorrentes incluem as de Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietname (português europeu) ou Vietnã (português do Brasil).

Fontes