Ex-presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, visita a China no dia 27

Fonte: Wikinotícias

20 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ex-presidente taiwanês Ma Ying-jeou visitará a China no dia 27.

Esta visita do ex-presidente Ma é a primeira visita à China de um ex-presidente ou atual presidente taiwanês.

O diretor da Fundação Ma Ying-jeou disse a repórteres no dia 20 que o ex-presidente visitaria a China de 27 a 7 do próximo mês para intercâmbio de estudantes e visitas aos túmulos de seus ancestrais.

Ele continuou: "Esta viagem é para a região central da China e não há planos para ir a Pequim".

O diretor disse que não antecipou a possibilidade do encontro do ex-presidente Ma com o presidente Xi Jinping, mas disse: "Como convidado, seguirei a decisão do organizador".

O Gabinete Presidencial de Taiwan disse que a visita de Ma surge num “momento delicado” em que a atenção mundial está centrada na invasão russa da Ucrânia e nas atividades militares da China perto de Taiwan.

Enquanto isso, o porta-voz do Escritório do Conselho de Estado de Taiwan disse em um comunicado naquele dia: "Damos as boas-vindas a Ma Ying-jeou para vir à China para realizar ritos ancestrais e levar estudantes taiwaneses ao intercâmbio".

Ele acrescentou que está disposto a fornecer a cooperação necessária, dizendo que isso "pode ​​adicionar nova força ao desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito".

O ex-presidente Ma, que serviu como 12º e 13º presidente de Taiwan de 2008 a 2016, teve uma reunião com o presidente Xi Jinping em Singapura em novembro de 2015 enquanto estava no cargo.

Fontes