Eleições: candidatos presidenciais republicanos realizam debate

Fonte: Wikinotícias
Ron DeSantis
Nikki Haley

11 de janeiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O quinto debate dos candidatos republicanos nas primárias para a eleição presidencial dos EUA, a ser realizada em novembro, foi realizado ontem (10) em Des Moines, Iowa.

No debate realizado cinco dias antes das prévias de Iowa, início das primárias, a ex-embaixadora nas Nações Unidas Nikki Haley e o governador da Flórida Ron DeSantis, que disputam o segundo lugar como candidato presidencial republicano, tiveram um acalorado debate.

O debate deste dia foi realizado de forma bilateral, quando o ex-governador de Nova Jersey, Chris Christie, anunciou a suspensão de sua campanha eleitoral. O governador DeSantis criticou Haley: "Não precisamos de uma política que apenas diga aos eleitores o que eles querem ouvir para obter votos e a presidência, mas representar os doadores".

Ela respondeu dizendo que “as mentiras de Ron são abundantes” e divulgou um site criado para verificar se as observações do governador DeSantis eram falsas. Os dois candidatos também continuaram a criticar o ex-presidente Donald Trump.

Haley afirmou que concorda com muitas de suas políticas, mas argumentou: “Seus métodos não são os meus métodos”. DeSantis também atacou Trump, citando promessas que não cumpriu durante o seu mandato, como o muro da fronteira mexicana e a redução da dívida federal.

Enquanto isso, o ex-presidente Trump não participou do debate naquele dia, mas compareceu a uma reunião organizada pela Fox News, perto de Des Moines.

Fontes[editar | editar código-fonte]