El Salvador apreende 3,1 toneladas de cocaína

Agência VOA

15 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Força Naval de El Salvador interceptou ontem uma embarcação tipo submarino de baixo perfil, conhecida como LPV, com 3,1 toneladas de cocaína avaliadas em 77 milhões de dólares. A apreensão ocorreu a 470 milhas náuticas do porto de Acajutla, no oeste de El Salvador.

Segundo as autoridades, o submarino era conduzido por três equatorianos que afundaram o barco para não serem descobertos, mas a carga foi recuperada pelos militares. "Nossas tropas conseguiram recuperar a droga para que não possa ser resgatada mais tarde pelo narcotráfico", postou o presidente salvadorenho Nayib Bukele em sua conta no Twitter.

Segundo as autoridades, esta apreensão é a maior deste ano. Em 2021, El Salvador apreendeu quase 12 toneladas de cocaína e, em 2020, 2,9 toneladas. Até agora este ano, a droga apreendida ultrapassa os 300 milhões de dólares.

O aumento das apreensões de drogas anda de mãos dadas com a colaboração dos Estados Unidos na questão. De acordo com um relatório do Departamento de Estado dos Estados Unidos, o aumento das patrulhas afastou os traficantes do Pacífico salvadorenho há dois anos. Hoje, com as novas apreensões marítimas, os traficantes parecem estar de volta aos trilhos. Os Estados Unidos têm dois centros de monitoramento antidrogas na América Latina, um em El Salvador e outro em Aruba-Curaçao.


Fontes