EUA sancionam agentes iranianos

Fonte: Wikinotícias

1 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos impuseram na quinta-feira sanções a membros e afiliados da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã e seu braço de operações externas, a IRGC-Quds Force, a quem Washington acusou de participar de planos terroristas contra ex-funcionários do governo dos EUA e dissidentes iranianos, incluindo jornalistas.

O Departamento do Tesouro dos EUA disse que a ação teve como alvo três indivíduos do Irã e Turquia, uma empresa afiliada ao IRGC-QF e dois altos funcionários da Organização de Inteligência do IRGC.

“Os Estados Unidos continuam focados em interromper os planos do IRGC e sua Força [Quds], ambos os quais se envolveram em inúmeras tentativas de assassinato e outros atos de violência e intimidação contra aqueles que consideram inimigos do regime iraniano”, disse Brian E. Nelson, subsecretário do Tesouro para terrorismo e inteligência financeira.

“Continuaremos a expor e interromper essas atividades terroristas e os esforços para silenciar as vozes opostas, especialmente aquelas que defendem o respeito pelos direitos humanos universais e as liberdades do povo iraniano”, disse Nelson.

Esta é a mais recente lista de sanções dos EUA contra agentes iranianos acusados ​​de atacar autoridades americanas e dissidentes iranianos.

Entre os recém-sancionados estava Mohammad Reza Ansari, um membro da Força Quds que o Tesouro disse ter apoiado as operações do IRGC-QF na Síria, e o cidadão iraniano Shahram Poursafi, que o Tesouro disse ter planejado e tentado assassinar dois ex-funcionários do governo dos EUA.

Hossein Hafez Amini, cidadão iraniano-turco residente na Turquia, também foi acusado. O Tesouro acusou Amini de usar sua companhia aérea com sede na Turquia para auxiliar as operações secretas da Força Quds, incluindo planos de sequestro e assassinato contra dissidentes iranianos na Turquia. A companhia aérea também foi sancionada.

O Tesouro também sancionou dois indivíduos afiliados à Organização de Inteligência do IRGC, incluindo Rouhallah Bazghandi, ex-chefe do departamento de contra-espionagem do IRGC-IO. Além disso, Bazgandi é acusado de envolvimento em conspirações para assassinar jornalistas e cidadãos israelenses em Istambul.

Reza Seraj, chefe de inteligência estrangeira da Organização de Inteligência, também foi sancionado.

Todas as propriedades dos cinco indivíduos e da empresa sujeitas à jurisdição dos EUA foram bloqueadas como resultado dessas novas sanções.

Fontes