EUA e Alemanha convocam observadores em Nagorno-Karabakh

Fonte: Wikinotícias

27 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos e a Alemanha somaram-se aos apelos para que observadores internacionais fossem autorizados a entrar na região de Nagorno-Karabakh, já que o Azerbaijão disse na quarta-feira que 192 dos seus soldados foram mortos numa operação para retomar a área das mãos de separatistas étnicos arménios.

O Departamento de Estado dos EUA disse que o secretário de Estado, Antony Blinken, instou o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, num telefonema, a garantir às pessoas em Nagorno-Karabakh que os seus direitos serão protegidos e a permitir o acesso humanitário à região.

“O secretário instou o presidente Aliyev a se comprometer com uma ampla anistia e a permitir uma missão de observação internacional em Nagorno-Karabakh, e observou os compromissos públicos do presidente para ajudar a construir um futuro para todos aqueles em Nagorno-Karabakh baseado na paz, compreensão mútua e respeito mútuo”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em um comunicado.

O gabinete de Aliyev anunciou que disse a Blinken “que as respectivas atividades estão em curso para garantir os direitos dos residentes arménios que vivem na região de Karabakh” e que as forças do Azerbaijão visaram apenas instalações militares na operação de 24 horas da semana passada.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, disse na quarta-feira que permitir a entrada de monitores na região “seria uma prova de confiança de que o Azerbaijão leva a sério seus compromissos com a segurança e o bem-estar das pessoas em Nagorno-Karabakh”.

Baerbock também anunciou que a Alemanha iria mais do que duplicar a ajuda humanitária que está fornecendo através da Cruz Vermelha Internacional, aumentando o financiamento para mais de 5 milhões de dólares.

A ofensiva do Azerbaijão forçou milhares de arménios étnicos a fugir de Nagorno-Karabakh, que está inteiramente dentro do Azerbaijão, mas que estava sob controlo étnico arménio desde 1994, até que partes dele foram reivindicadas pelo Azerbaijão durante uma guerra em 2020.

Mais de 43 mil pessoas chegaram à Armênia na manhã de quarta-feira.

Autoridades separatistas disseram que as vítimas do seu lado incluíram mais de 200 mortos e 400 feridos.

Fontes