Saltar para o conteúdo

Conselheiro de segurança nacional dos EUA conversará com ministro das Relações Exteriores da China na China na próxima semana

Fonte: Wikinotícias

23 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O conselheiro de segurança nacional do presidente dos EUA, Joe Biden, Jake Sullivan, está indo para a China na próxima semana para conversar com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, de acordo com fontes familiarizadas com o plano.

Espera-se que as discussões incluam uma possível reunião entre Biden e o presidente chinês Xi Jinping ainda este ano.

Esta seria a primeira viagem de Sullivan à China como conselheiro de segurança nacional da Casa Branca. As reuniões planejadas seriam as mais recentes de uma série de movimentos diplomáticos de alto nível destinados a estabilizar as relações EUA-China.

As negociações, descritas como amplas e estratégicas, ocorreriam depois que a China suspendeu as discussões com os EUA sobre segurança nuclear. A China disse em julho que interrompeu as negociações de controle de armas com Washington.

"Os EUA gostariam de aprofundar as discussões sobre estabilidade estratégica, mas os chineses estão relutantes. Eles preferem discutir um acordo sobre o não primeiro uso de armas nucleares, mas os Estados Unidos não estão preparados para adotar tal doutrina", disse à VOA o ex-analista da CIA na China Dennis Wilder, agora professor da Universidade de Georgetown.

"Como resultado, houve um pequeno impasse, com pouco progresso nas poucas reuniões do grupo de trabalho que ocorreram", disse ele.