Congresso peruano aprova moção para declarar Petro persona non grata

Fonte: Wikinotícias

15 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Comissão de Relações Exteriores do Congresso peruano aprovou uma moção na terça-feira para declarar o presidente colombiano Gustavo Petro persona non grata após as declarações do presidente feitas na semana passada sobre a Polícia Nacional do Peru.

“No Peru eles marcham como nazistas, contra seu próprio povo, violando a Convenção Americana de Direitos Humanos”, disse Petro na sexta-feira, referindo-se a atuação da polícia nos últimos protestos no Centro Histórico de Lima.

A Comissão de Relações Exteriores qualificou essas declarações como "inaceitáveis", que "constituem uma ofensa à nossa Polícia Nacional do Peru, à República do Peru e, ao banalizar o Holocausto, também constituem uma ofensa a todo o povo judeu, muitos deles cujos integrantes são de nacionalidade peruana", diz o documento.

A votação teve o apoio de 13 parlamentares, três se abstiveram e nenhum se manifestou contra.

A moção implicaria limitações para o presidente quando ele entrar no Peru, onde após a ascensão da presidente Dina Boluarte em 7 de dezembro, eclodiram protestos que deixaram 60 mortos e milhares de feridos.

Fontes