Cerca de 60% das famílias paulistas estão endividadas atualmente

Fonte: Wikinotícias

22 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Pesquisa sobre Endividamento das Famílias no Estado de São Paulo — realizada com uma periodicidade de um ano —, produzida pela Fundação Seade, revelou que cerca de 60% das famílias paulistas têm dívidas, mas apenas metade delas consegue cumprir todos os compromissos até o dia de vencimento.

Dessa forma, 35% das famílias paulistas estão inadimplentes. Em cerca de 84% dos casos, as dívidas foram formadas em decorrência do uso de cartões de crédito, do cheque especial ou de empréstimos pessoais. O financiamento de imóveis ou aluguel pendente afeta 31% das famílias, enquanto a prestação de automóveis atinge 18% delas.

Quase metade das famílias se considera muito endividada e 39% delas não sabem quando irão conseguir acertar as suas obrigações financeiras; 51% não conseguem pagar em dia alguns serviços públicos essenciais, como as contas de água, luz e gás. Além disso, 63% não conseguem pagar as suas despesas com alimentação e farmácia.

Mudanças

Os dados apresentados pela Fundação Seade geram preocupação geral, já que, além de afetarem o padrão de vida das famílias que vivem no Estado, também geram um importante impacto na economia nacional. Apesar das dificuldades apresentadas, a pesquisa também apontou que a proporção de famílias que estão conseguindo guardar algum dinheiro aumentou de 18% para 21%, entre abril de 2022 e julho de 2023.

Apesar de o índice ser baixo, a sua mudança é levada em consideração como forma de compreensão dos processos econômicos que acontecem no Estado. Os dados sobre desigualdade, no entanto, não contaram com grandes mudanças. Atualmente, enquanto 62% das famílias com renda acima de 10 salários mínimos têm condição de poupar, apenas 10% daquelas que ganham até um salário mínimo têm a mesma oportunidade.

Fontes[editar | editar código-fonte]