Cantora Rita Lee morre em São Paulo

Fonte: Wikinotícias

9 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Rita em 2010

A cantora Rita Lee morreu ontem em São Paulo. Ela tinha 75 anos e vinha se tratando de um câncer de pulmão há alguns meses. Segundo seus familiares, ela faleceu "em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou".

Rita se interessou por música ainda na adolescência e fez sua primeira gravação em 1963, fazendo vocais para um álbum de Prini Lorez. Entre o final dos 1960 e início dos 1970 foi parte do grupo Os Mutantes com Arnaldo e Sérgio Dias Baptista. Rita deixou Os Mutantes em 1973, após se separar de Ronaldo, com quem era casada. Em seguida formou uma dupla e depois uma banda, chamada Tutti Frutti, com a qual assinou o primeiro contrato, com a gravadora Philips. Em 1975 o grupo lançou o LP Fruto Proibido pela Som Livre, com os sucessos "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow" e "Ovelha Negra". O disco ser tornou um símbolo do rock brasileiro, vendendo mais de 200 mil cópias na época e dando a Rita o título de "Rainha do rock brasileiro".

Os Mutantes em 1969; da esquerda para a direita: Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias.

Em 1976 ela conheceu o músico carioca Roberto de Carvalho, com teve três filhos. Os dois também foram parceiros no palco até o fim da vida da cantora, tendo lançado sucessos como "Mania de Você", "Chega Mais", "Doce Vampiro", "Lança Perfume", "Baila Comigo", "Nem Luxo, Nem Lixo", "Banho de Espuma", "Flagra", "Cor de Rosa Choque", "Desculpe o Auê" , "Bwana" e "Pega Rapaz".

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone a colocou em 15º lugar entre os cem maiores artistas da música brasileira.

Trend

Hoje, segundo o G1, "o nome de Rita Lee foi o mais buscado no mundo nas últimas 24 horas no YouTube, informou a assessoria do site". O portal também reporta que suas 10 músicas mais buscadas na plataforma são:

  1. Ovelha Negra
  2. Lança Perfume
  3. Doce Vampiro
  4. Erva Venenosa
  5. Minha vida
  6. Pagu
  7. Reza
  8. Amor e Sexo
  9. Desculpe o auê
  10. Bwana

Referências

Fontes