Canadá designa 'Neo-Fascistas' Proud Boys como entidade terrorista

Fonte: Wikinotícias
:Enrique Tarrio, líder dos Proud Boys

4 de fevereiro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Canadá se tornou o primeiro país a designar formalmente os Proud Boys como entidade terrorista, de acordo com o ministério de segurança pública do país.

O ministério disse em um comunicado que o grupo era "uma organização neo-fascista" que "desempenhou um papel central na insurreição no Capitólio dos Estados Unidos" em Washington.

O ministério disse que as autoridades canadenses já estavam considerando a mudança e que a insurreição de 6 de janeiro contribuiu para a decisão.

“O grupo e seus membros têm incentivado, planejado e conduzido abertamente atividades violentas contra aqueles que eles percebem que se opõem à sua ideologia e crenças políticas”, disse o ministério.

Em um telefonema com a VOA, Enrique Tarrio, o líder dos Proud Boys, classificou a decisão de "estúpida".

Os Proud Boys são considerados uma organização extremista machista de extrema direita com a reputação de se envolver em atividades violentas em comícios políticos nos Estados Unidos e Canadá.

Quando questionado sobre os objetivos do grupo, Tarrio disse à VOA: “Somos um clube de bebedores de cerveja”.

Os membros têm estado sob crescente escrutínio nos Estados Unidos após abraçar as políticas nacionalistas do antigo governo Donald Trump, e ser um grande agitador durante protestos anteriores e no tumulto do mês passado no Capitólio que deixou cinco pessoas mortas.

Fontes