Cúpula de 8 países na Amazônia pressiona pelo fim do desmatamento até 2030

Fonte: Wikinotícias

8 de agosto de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma cúpula de países amazônicos será realizada em Belém, no norte do Brasil, durante dois dias a partir de hoje (08) para discutir formas de preservar a floresta sul-americana.

Líderes de oito países, incluindo o Brasil, que tem parte da floresta amazônica em seu território, planejam fechar um amplo acordo para frear o desmatamento e financiar o desenvolvimento sustentável neste encontro, que será realizado pela primeira vez em 14 anos.

Em particular, os líderes adotarão a "Declaração de Belém", que interromperá o desmatamento na Amazônia até 2030, acabará com a mineração ilegal de ouro e cooperará na repressão aos crimes ambientais.

Participarão do encontro os presidentes da Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela, enquanto Equador e Suriname enviarão representantes.

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, disse em entrevista à emissora britânica BBC mais cedo que o mundo deveria "ver esta cúpula como um marco" para enfrentar a mudança climática.

Anteriormente, o presidente Lula anunciou esforços de fiscalização contra crimes ambientais na Amazônia. O desmatamento no Brasil caiu 66% no mês passado em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Fontes