Cúpula Xi Jinping-Kishida enfatiza “importância das belações bilaterais”

19 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente chinês, Xi Jinping, realizaram uma cúpula presencial pela primeira vez em três anos e enfatizaram a importância da cooperação mútua.

O primeiro-ministro Kishida e o presidente Xi se reuniram em Bangkok, na Tailândia, como uma oportunidade para participar da Cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

"É importante que ambos os lados acelerem seus esforços para construir uma relação Japão-China construtiva e estável", disse o primeiro-ministro Kishida na reunião.

Em resposta, o presidente Xi disse: "Quero entender a direção das relações bilaterais de um ponto de vista estratégico e construir um relacionamento que atenda às necessidades da nova era".

A cúpula ocorreu em meio às crescentes tensões entre os dois países.

"Expressei séria preocupação com a situação no Mar da China Oriental, incluindo as Ilhas Senkaku, bem como os lançamentos de mísseis balísticos da China e outras atividades militares", disse Kishida.

O primeiro-ministro Kishida também expressou preocupação com os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte e instou Xi a desempenhar um papel no Conselho de Segurança da ONU.

Fontes