Brasil: comissão debate no Congresso uso da canábis medicinal

Fonte: Wikinotícias

27 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Através de audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a frente parlamentar que atua no segmento está debatendo a garantia do uso do canabidiol no tratamento dos efeitos colaterais de doenças raras e na diminuição das dores de pessoas com deficiência. Coordenadora da frente, a deputada Tereza Nelma (PSD-AL) avalia que recente resolução do Conselho Federal de Medicina, limitando a indicação da substância, é reflexo de questões culturais e da falta de conhecimento sobre os efeitos benéficos da substância.

O canabidiol é apenas um dos mais de 50 componentes encontrados na canábis, planta da qual se origina a maconha, mas não tem efeito psicotrópico. As principais indicações medicinais para seu uso estão na diminuição dos sintomas paralelos da epilepsia, autismo e dores crônicas em doenças como o câncer, e segundo a parlamentar o uso de medicamentos produzidos com a substância contribui para dar equilíbrio, qualidade de vida para os pacientes e também para suas famílias.

Tereza Nelma reitera que mais de 100 mil pessoas fazem uso da canabis de forma medicinal, e perto de 70 mil unidades de medicamentos foram importados no ano passado, a partir de estudos e autorização da Anvisa. A deputada defende o aprofundamento das discussões para aperfeiçoar a utilização do canabidiol na diminuição das dores paralelas de milhares de pacientes.

Fontes