Artigo em destaque: a tempestade perfeita do Halloween de 1991

Fonte: Wikinotícias

31 de outubro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Animação do nordestino de 1991

A Tempestade do Halloween de 1991, também chamada de a Tempestade Perfeita de 1991 e a Tempestade Não-Nomeada de 1991, foi uma tempestade nor'easter (um ciclone) que se desenvolveu no Atlântico Norte entre 27 e 02 de novembro, quando, após tocar terra em Halifax, Nova Escócia, já como uma depressão, começou a se dissipar. Afetou uma vasta área, da Nova Escócia, no Canadá, passando pela costa leste dos Estados Unidos e chegando a parte dos países do norte do Caribe, onde causou principalmente agitação marítima.

O sistema se desenvolveu a partir de uma área de baixa pressão perto do Canadá que rumou para sul, empurrando o furacão de categoria 1 Grace para águas mais quentes. Enquanto rumava para sul já como um ciclone extratropical, acabou absorvendo Grace no dia 30, quando atingiu seu pico de intensidade, com ventos de até 70 mph (110 km/h) e pressão de 972 milibares. Em 1º de novembro, ainda mais a sul, sobre as águas quentes da Corrente do Golfo, o sistema atingiu características subtropicais e no mesmo dia um ciclone tropical foi identificado em seu centro (embora seja raro, o furacão Karl durante 1980 formou-se dentro de um sistema climático não-tropical maior).

O apelido de " tempestade perfeita" foi cunhado pelo autor e jornalista Sebastian Junger após uma conversa com o meteorologista adjunto do NWS Boston, Robert Case, na qual Case descreveu a convergência das condições climáticas como sendo "perfeita" para a formação de tal tempestade. Segundo meteorologistas, um conjunto de circunstâncias meteorológicas que ocorrem apenas uma vez a cada 50 a 100 anos, fez com que nor'easter (do nordeste; nordestino) se tornasse a "tempestade perfeita".

A tempestade e o naufrágio do barco se tornaram a peça central do livro best-seller de não-ficção de Sebastian Junger, The Perfect Storm (1997), que foi adaptado para um grande filme de Hollywood em 2000 como The Perfect Storm, estrelado por George Clooney.

O sistema colaborou para a passagem, entre 31 de outubro e 03 de novembro, de uma nevasca chamada pela NOAA de A Nevasca de Halloween de 1991.

Danos

Ocean City, New Jersey

A Tempestade de Halloween de 1991 deixou danos significativos ao longo da costa leste dos Estados Unidos, principalmente em Massachusetts e no sul de Nova Jersey. Em sete estados, os danos totalizaram mais de US$ 200 milhões (1991 USD). Houve treze mortes confirmadas, incluindo seis a bordo do barco pesqueiro Andrea Gail, que afundou entro Gloucester, Massachusetts e a Nova Escócia. Uma pessoas também morreu numa praia de Porto Rico, quando foi atingida por uma grande onda e levada para o mar.

A tempestade de neve no mapa meteorológico

A Nevasca de Halloween de 1991

A tempestade de neve que atingiu partes do norte dos Estados Unidos, começando por volta do Halloween (31 de outubro a 3 de novembro) de 1991 foi uma tempestade impressionante em muitos aspectos que ainda é lembrada por muitas pessoas em toda a regiã atualmente, diz portal do Serviço Meteorológico Nacional. Na verdade, esta tempestade foi criada, em parte, pelos padrões climáticos que causaram a "Tempestade Perfeita " que atingiu a costa Llste dos Estados Unidos. Além disso, a "Tempestade Perfeita" estava começando a diminuir no Nordeste no Halloween, mais ou menos na mesma época em que Minnesota começava a ver uma forte nevasca se aproximando. Ter duas tempestades excepcionais impactando o território continental dos Estados Unidos ao mesmo tempo foi e continua sendo bastante raro.

Durante o dia dos "doces ou travessuras", a tempestade começou com chuva, que logo se transformou em chuva congelada e, antes que a noite acabasse, já estava nevando. Continuou a nevar por mais dois dias, com um uma grande camada de mais de 50 centímetros de neve no noroeste do Wisconsin, de Bayfield a River Falls, e no leste do Minnesota. Às vezes, a neve caía a com uma precipitação de centímetros por hora e era acompanhada por trovões e relâmpagos. Além disso, ventos com rajadas de até 40 mph (64km/h) provocaram enormes nevascas.

Referências

  • Tempestade do Halloween de 1991, Wikipédia
  • The Perfect Storm (1991) — National Park Service <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AArtigo+em+destaque%3A+a+tempestade+perfeita+do+Halloween+de+1991&rft.au=&rft.btitle=The+Perfect+Storm+%281991%29&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=National+Park+Service&rft_id=https%3A%2F%2Fwww.nps.gov%2Farticles%2Fthe-perfect-storm-1991.htm&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988"> 
  • The Ocean Prediction Center and "The Perfect Storm" — Weather - NOAA <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AArtigo+em+destaque%3A+a+tempestade+perfeita+do+Halloween+de+1991&rft.au=&rft.btitle=The+Ocean+Prediction+Center+and+%22The+Perfect+Storm%22&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=Weather+-+NOAA&rft_id=https%3A%2F%2Focean.weather.gov%2Fperfectstorm%2Findex.php&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988"> 
  • The Halloween Blizzard of 1991 — Weather - NOAA <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AArtigo+em+destaque%3A+a+tempestade+perfeita+do+Halloween+de+1991&rft.au=&rft.btitle=The+Halloween+Blizzard+of+1991&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=Weather+-+NOAA&rft_id=https%3A%2F%2Fwww.weather.gov%2Fdlh%2F1991halloweenblizzard&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988"> 

Fontes