Antiga tumba descoberta no Egito

Fonte: Wikinotícias

27 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Localização do Egito
Localização do Egito
Localização do Egito

Uma equipe de escavação no Egito desenterrou uma tumba antiga contendo uma múmia que se acredita ter 4.300 anos. Está entre dezenas de artefatos descobertos recentemente.

Após uma escavação de um ano, o renomado arqueólogo Zahi Hawass anunciou as descobertas em Gisr al-Mudir, uma das mais antigas estruturas de pedra conhecidas no Egito.

"Esta múmia pode ser a múmia mais antiga e completa encontrada no Egito até hoje", disse Hawass sobre Hekashepes, em um comunicado. Outras grandes descobertas da escavação incluíram estátuas, amuletos e um sarcófago bem preservado.

“Eu coloquei minha cabeça dentro para ver o que havia dentro do sarcófago: uma bela múmia de um homem completamente coberta por camadas de ouro”, disse Hawass.

Na semana passada, os pesquisadores fizeram muitas outras descobertas, como dezenas de cemitérios que datam de 1800 a 1600 a.C., perto da cidade de Luxor, no sul.

As tumbas egípcias são uma grande atração turística e o país do norte da África costuma anunciá-las como uma forma de arrecadar mais dinheiro.

Fontes