Anistia pede que parem de fornecer combustível para Mianmar

Fonte: Wikinotícias

4 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Anistia, um grupo internacional de direitos humanos, pediu o cancelamento do fornecimento de petróleo para Mianmar, dizendo que uma empresa que fornece combustível de aviação civil pode estar ajudando os militares.

Pelo menos 50 civis foram mortos em um ataque aéreo dos militares de Mianmar no dia 23 do mês passado.

A Anistia observou que, com base em vazamentos de empresas, dados de satélite e entrevistas com ex-desertores militares, identificou um vínculo “indivisível” entre as cadeias de fornecimento de combustível civil e militar em Mianmar.

“As forças armadas de Mianmar têm controle sobre muitas indústrias, empresas e instituições envolvidas em muitas indústrias”, disse Montsée Ferrer, principal autor do relatório da Anistia.

Não há garantia de que um suprimento de combustível de aviação estritamente designado para uso civil não estará disponível para os militares.

A Anistia apontou ainda que empresas petrolíferas como a Chevron dos Estados Unidos e a PetroChina da China poderiam eventualmente apoiar a força aérea de Mianmar.

Ele também enfatizou que todos os fornecimentos de petróleo para Mianmar devem ser interrompidos.

O porta-voz militar de Mianmar não respondeu as denúncias. Os militares de Mianmar afirmaram anteriormente que usaram força militar proporcional para restaurar a ordem.

Fontes