Saltar para o conteúdo

Alemanha, França e Grã-Bretanha pedem cessar-fogo em Gaza; Israel se prepara para ataque

Fonte: Wikinotícias

12 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Alemanha, França e Grã-Bretanha pediram na segunda-feira um cessar-fogo em Gaza, enquanto Israel se preparava para um ataque em grande escala.

“Os combates devem terminar agora e todos os reféns ainda detidos pelo Hamas devem ser libertados. O povo de Gaza precisa de entrega e distribuição urgente e irrestrita de ajuda”, afirma o comunicado dos líderes europeus.

Foi assinado pelo presidente francês Emmanuel Macron, pelo chanceler alemão Olaf Scholz e pelo primeiro-ministro britânico Keir Starmer.

As três nações também endossaram o mais recente plano de mediação dos Estados Unidos, Catar e Egito para pôr fim à guerra Israel-Hamas, que já dura 10 meses. A proposta prevê a troca do resto dos reféns por palestinos presos por Israel e a retirada das tropas israelenses de Gaza.

Apela também ao Irã e aos seus aliados para que se abstenham de atacar Israel em retaliação pelo assassinato de dois líderes militantes em Beirute e Teerão.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse na segunda-feira que conversou com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, para se preparar para um possível ataque militar em grande escala a Israel.

Austin disse que os Estados Unidos tomariam todas as medidas possíveis para defender Israel. Ele observou que a presença militar dos EUA estava a ser reforçada no Médio Oriente.

O Grupo de Ataque USS Abraham Lincoln recebeu ordens de acelerar a sua viagem para a área de responsabilidade do Comando Central dos EUA, que abrange o Oriente Médio, bem como a Ásia Central e do Sul. O submarino de mísseis guiados USSS Georgia também foi enviado para a área.

Na sexta-feira, um oficial da Guarda Revolucionária Iraniana foi citado como tendo dito que o Líder Supremo, Aiatolá Ali Khamenei, ordenou que o Irã "punisse severamente" Israel pelo assassinato de um líder do Hamas em Teerã, em 31 de julho.

((en)) Germany, France, Britain call for Gaza cease-fire; Israel prepares for attack — Voz da América, 12 de agosto de 2024