Alemanha, Dinamarca e Holanda enviarão tanques mais antigos e reformados para a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

8 de fevereiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Alemanha, Dinamarca e Holanda disseram na terça-feira que planejam enviar pelo menos 100 tanques Leopard 1 reformados e mais antigos para a Ucrânia para reforçar suas defesas enquanto a invasão da Rússia se aproxima da marca de um ano.

Os tanques Leopard 1 foram fabricados entre meados dos anos 1960 e meados dos anos 1980 e, uma vez prontos para a batalha novamente, não chegarão até os meses de verão. Mas os ministros da Defesa da Alemanha, Dinamarca e Holanda disseram em um comunicado que o armamento adicional "aumentaria significativamente o potencial militar da Ucrânia para a restauração de sua integridade territorial violada".

O Ministério da Defesa alemão disse que as autoridades de Berlim aprovaram a exportação de até 178 tanques Leopard 1 A5 para a Ucrânia, mas disse que o número real enviado dependeria das reformas necessárias. A Alemanha não usa os tanques desde 2003.

A implantação de novas armas se soma ao recente anúncio da Alemanha de que enviaria 14 novos tanques Leopard 2. Os Estados Unidos disseram que forneceriam 30 de seus tanques Abrams de linha de frente.

Enquanto isso, o secretário de Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, twittou na terça-feira que as reformas nas operações da Ucrânia continuam.

"Obrigado a todos pelo apoio, bem como pelas críticas construtivas. Tiramos conclusões", disse Reznikov.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, não comentou publicamente a fala de um membro do parlamento sugerindo que Reznikov seria transferido para outro cargo.

Fontes