Acordo Israel-Líbano encerra disputa territorial no Mediterrâneo

Fonte: Wikinotícias

13 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Israel e Líbano chegaram a um acordo histórico para encerrar uma longa disputa sobre campos de petróleo no Mediterrâneo e definir fronteiras marítimas por meio da mediação dos EUA.

O primeiro-ministro israelense Yair Lapid chamou o acordo de "uma conquista histórica que fortalecerá a segurança de Israel, injetará bilhões de dólares na economia israelense e garantirá a estabilidade em nossa fronteira norte".

O presidente libanês Michel Aoun disse que estava satisfeito com a proposta final dos EUA e esperava um anúncio oficial do acordo o mais rápido possível.

De acordo com a mídia, incluindo CNN, o presidente dos EUA, Joe Biden, teve um telefonema com o primeiro-ministro Lapid e o presidente Akun para celebrar o acordo entre Israel e Líbano, respectivamente.

A disputa territorial entre Israel e Líbano se intensificou à medida que campos de petróleo e gás foram descobertos um após o outro na área disputada do Mediterrâneo de cerca de 860 km².

Em resposta, os Estados Unidos nomearam Amos Hochstein, o conselheiro de segurança energética da Casa Branca, como enviado especial há um ano para arbitrar, e Israel e Líbano vêm conduzindo negociações indiretas com base na proposta de arbitragem dos EUA.

Fontes