Primeiro-ministro da Hungria afirma ser contra adesão da Ucrânia na UE

Fonte: Wikinotícias

19 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, reiterou a oposição do seu governo às negociações de adesão da Ucrânia à UE. Ele disse num congresso do seu partido Fidesz no sábado que “a Ucrânia está agora a anos-luz de distância da UE”, acrescentando que iria combater as tentativas da UE de instalar migrantes na Hungria.

Orbán disse esta semana que a estratégia da UE de enviar dinheiro e ajuda militar à Ucrânia falhou e que se opôs ao início de negociações de adesão com Kiev.

Para a Ucrânia, a sua adesão à UE é uma prioridade máxima. As conversações sobre adesão estarão na agenda de uma cimeira da UE no próximo mês.

No entanto, as negociações de adesão estão "em risco", disse um alto funcionário do bloco da UE na sexta-feira, citando a resistência húngara que potencialmente obstrui a unanimidade de 27 países da UE.

Com a Hungria saindo de uma crise inflacionária, o nacionalista Orban começou esta semana fazendo uma forte campanha para as eleições parlamentares europeias marcadas para junho próximo.

"Resistiremos às ideias malucas dos burocratas de Bruxelas, à invasão de migrantes, à propaganda de gênero, e resistiremos às ilusões sobre a guerra e à adesão despreparada da Ucrânia à UE", disse Orbán ao seu partido, que está no governo desde 2010.

Também não há acordo no bloco para conceder a Kiev mais 54 bilhões de dólares em ajuda, disse o alto funcionário, que falou sob condição de anonimato, na sexta-feira. A proposta da Comissão Europeia de rever o seu orçamento de longo prazo para a Ucrânia até 2027 também foi criticada por vários lados, disse o responsável.

“Os líderes… estavam percebendo que é muito caro”, disse o responsável, que está envolvido na preparação de uma cimeira em Bruxelas, de 14 a 15 de dezembro, dos líderes nacionais dos 27 estados-membros da UE. "Como pagamos por isso?".

Fontes