Cresce a pressão sobre a Hungria para aprovar a candidatura sueca à NATO

Fonte: Wikinotícias
Primeiro-ministro húngaro Viktor Orban

31 de janeiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A pressão para aprovar a adesão da Suécia à NATO está a aumentar sobre a Hungria, o último Estado-Membro que ainda não ratificou o pedido de Estocolmo. Os primeiros-ministros húngaro e sueco deverão reunir-se à margem de uma cimeira da União Europeia em Bruxelas, na quinta-feira, para discutir a questão.

A Suécia e a Finlândia candidataram-se simultaneamente para aderir à NATO em Maio de 2022, três meses após a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia. A Finlândia aderiu oficialmente em abril do ano passado, tornando-se o 31º membro da aliança militar ocidental.

A Suécia, no entanto, ainda está à espera. Os legisladores turcos finalmente deram a sua aprovação à candidatura da Suécia em 23 de janeiro, depois de Ancara ter resolvido uma longa disputa com Estocolmo sobre o suposto apoio sueco aos separatistas curdos.

Isso deixou a Hungria como o único estado membro da NATO que ainda não ratificou a adesão da Suécia, apesar da promessa do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, de que o seu país não seria o último membro a aprovar a candidatura.

Falando a repórteres em Washington na segunda-feira, após conversações com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, instou Budapeste a agir rapidamente.

“A Suécia traz enormes capacidades para a aliança em todos os domínios. A Hungria terá agora de agir para concluir o processo de adesão da Suécia. Mas prevejo plenamente que isso acontecerá nas próximas semanas, quando o parlamento da Hungria regressar”, disse Blinken.

Os legisladores húngaros do partido Fidesz do primeiro-ministro Viktor Orban paralisaram repetidamente a votação da candidatura sueca à NATO desde que o pedido foi apresentado em 2022.

Na semana passada, porém, numa aparente inversão política, o Primeiro-Ministro Orban disse que apoiava a adesão da Suécia à NATO e que aconselharia os deputados a votarem a favor da sua adesão quando se reunissem novamente em meados de Fevereiro, após as férias de Inverno.

Fontes[editar | editar código-fonte]