Lula participa da reunião de líderes do BRICS

Fonte: Wikinotícias

23 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou da reunião de líderes do BRICS, formado por Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na reunião, Lula criticou o que chamou "neocolonialismo" de países europeus: “Não podemos aceitar um neocolonialismo verde que impõe barreiras comerciais e medidas discriminatórias, sob o pretexto de proteger o meio ambiente”. Anteriormente, o presidente já havia criticado em uma proposta de parceria entre União Europeia e Mercosul, exigências relacionadas a floresta amazônica.

Lula também sugeriu uma moeda para o grupo e comentou sobre a invasão da Ucrânia. Antes, o presidente Vladimir Putin já havia comunicado sua ausência.

“Todos sofrem as consequências da guerra. As populações mais vulneráveis, em desenvolvimento, são atingidas proporcionalmente. A guerra na Ucrânia evidencia as limitações do Conselho de Segurança [da ONU]. Muitos outros conflitos e crises estão por vir”, declarou Lula

“Não subestimamos as dificuldades para alcançar a paz, tampouco podemos ficar indiferentes às mortes e à destruição que aumentam a cada dia. O Brasil não contempla fórmulas unilaterais para a paz. Estamos prontos para nos juntar a um esforço que possa efetivamente contribuir para um pronto cessar-fogo e uma paz justa e duradoura”, concluiu o presidente.

Fontes