BRICS: mais seis países integram o grupo em 2024

Fonte: Wikinotícias
Membros do BRICS em 2023: presidente do Brasil, China, África do Sul e Índia, além do ministro de relações exteriores da Rússia

24 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A partir de 2024, mais seis países irão integrar o BRICS, formado atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“Decidimos convidar Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes para se tornarem membros permanentes do Brics. A nova composição passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2024. Valorizamos o interesse de outros países em construir uma parceria com o Brics”, anunciou o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa.

O anúncio ocorre após uma reunião no país africano. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que defendeu a expansão do grupo, comentou a mudança em sua rede social:

“A relevância do Brics é confirmada pelo interesse crescente que outros países demonstram de adesão ao agrupamento. Como indicou o presidente Ramaphosa, é com satisfação que o Brasil dá as boas-vindas ao Brics à Arábia Saudita, à Argentina, ao Egito, aos Emirados Árabes Unidos, à Etiópia e ao Irã”.

“Muitos alegavam que os BRICS seriam demasiado diferentes para forjar uma visão comum. A experiência, contudo, demonstra o contrário. Nossa diversidade fortalece a luta por uma nova ordem, que acomode a pluralidade econômica, geográfica e política do século XXI”, argumentou Lula.

Fontes