Wikinotícias:FAQ de Administração

Fonte: Wikinotícias

Como se decidem as políticas aqui?[editar código-fonte]

A página Wikinotícias:Decisões da comunidade descreve os processos de tomada de decisão no Wikinotícias, a fim de se determinarem suas políticas, diretrizes, recomendações e regras, através de um processo de debate, consenso e votação. A discussão acontece primariamente na Redação do Wikinotícias lusófono e em várias outras páginas sob o domínio "Wikinotícias".

O que é um admin? O que é um sysop?[editar código-fonte]

Duas palavras para a mesma coisa. "Admin" é a forma reduzida de "administrador", que é um wikijornalista com acesso a algumas funções restritas quanto ao uso do software, como: deletar páginas, proteger e desproteger notícias, bloquear e desbloquear usuários. "Sysop" é a forma reduzida de "System Operator" (Operador de Sistema).
Ver também:

Como eu me torno um administrador?[editar código-fonte]

Fácil. Primeiro você precisa estar registrado. Então participe da comunidade, edite e crie notícias significantes por um certo período de tempo. Desta forma, você prova à comunidade que suas intenções são boas. Após alguns meses você poderá adicionar seu nome na página de pedidos de administração. Voilà. Certifique-se também de ler os seguintes artigos:
Não se esqueça de usar seus novos "poderes" com discernimento!

Quem monitora a conduta do administrador?[editar código-fonte]

Os administradores monitoram-se uns aos outros; quase todos os poderes administrativos são reversíveis por qualquer outro admin (incluindo deleções de páginas, proteções e banimento de IPs, e excetuando-se a deleção ou a transferência de arquivos ao servidor). De qualquer modo, você tem o direito de abandono.

Como posso desbloquear um IP?[editar código-fonte]

Se for um administrador: Vá para Especial:Ipblocklist e clique em "desbloquear" onde necessário. Desenvolvedores podem desbloquear múltiplos IPs ao mesmo tempo.