Violento temporal atinge Rio Grande do Sul; uma pessoa morreu

Fonte: Wikinotícias

16 de agosto de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um violento temporal atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul no início da da noite de ontem, provocando destelhamentos e queda de árvores, além de falta de luz em muitos pontos. Além dos ventos fortes, também houve queda de granizo de variado tamanho com pedras de gelo que chegaram a ser médias e grandes.

Na região metropolitana de Porto Alegre o vento foi localmente destrutivo, principalmente em Canoas, Cachoeirinha e Gravataí. Na base aérea de Canoas, o anemômetro - que mede o vento - registrou rajadas de 120,5 km/h. "A tempestade foi severa, uma das piores da história recente da Grande Porto Alegre", reportou o portal Metsul.

O tempo severo também afetou cidades do Vale do Rio Pardo, da Serra Gaúcha e do Litoral Norte.

Causas

A meteorologista Stael Sias do portal Metsul, escreveu no Twitter que as causas do temporal severo que atingiu a região metropolitana da capital precisam ser melhor investigadas. "A conclusão sobre a causa exige exame minucioso, inclusive com georreferenciamento dos danos. Qualquer conclusão no momento é precipitada e sem maior rigor técnico", opinou.

Morte

Um homem de 45 anos foi levado pela enxurrada num bairro da Zona Leste de Porto Alegre enquanto resgatava a enteada. Seu corpo foi encontrado esta manhã próximo ao Anfiteatro Por-do-sol, no centro da cidade.

Fontes