Um dos maiores assaltos a banco do mundo ocorre no Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasil Ceara maploc.png

9 de agosto de 2005

Brasil

Ladrões assaltaram a agência do Banco Central do Brasil, em Fortaleza, no Ceará, neste último final de semana. Foi roubada a quantia aproximada de R$ 150 milhões (cerca de 52 milhões de euros). Muito provavelmente este é o maior assalto a banco já ocorrido no Brasil, e um dos maiores assaltos a banco do mundo.

O assalto só foi descoberto na manhã de segunda-feira (8). A quantidade de dinheiro levado pesa aproximadamente 3,5 toneladas.

A Polícia Federal está a investigar o crime, com a ajuda das forças policiais do Ceará, da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros.

Os criminosos escavaram um túnel que ia de uma residência próxima até o banco. O túnel tem cerca de 80 metros de comprimento e 70 centímetros de espessura e foi revestido de lona plástica e madeira, além de contar com iluminação elétrica.

Algumas ferramentas foram encontradas dentro do túnel, entre elas: furadeira, serra elétrica, alicate de corte grande e maçarico.

O piso da casa forte foi perfurado, apesar de ele ter uma espessura de 1,10 metros, e ter sido feito de ferro e revestido de concreto. No interior do cofre havia sensores de movimento e câmeras de vigilância, que não dispararam.

Fontes