Rúpia paquistanesa atinge mínimo recorde

Fonte: Wikinotícias

24 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pela primeira vez na história do Paquistão, o valor da moeda do país despencou para mais de 300 rúpias em relação ao dólar, aumentando o receio de que os bens de uso diário possam ficar mais caros à medida que os consumidores continuam a enfrentar uma inflação exorbitante.

A última queda ocorreu na quinta-feira, após dois dias de mínimos recordes. A rupia paquistanesa perdeu mais de um terço do seu valor face ao dólar americano no último ano.

Especialistas dizem que a rupia está a depreciar-se à medida que a procura pelo dólar aumenta, após as restrições às importações, impostas pelo governo no ano passado para salvar as reservas cada vez menores em dólares, terem terminado em junho.

“Como as importações não estavam a acontecer, conseguimos sustentar o valor da rupia, de forma artificial, em relação ao dólar”, disse o economista Ammar Habib Khan.

A abertura das importações foi uma condição para Islamabad garantir o tão necessário resgate de 3 mil milhões de dólares do Fundo Monetário Internacional. O acordo surgiu em julho, após várias negociações difíceis.

O paquistanês médio está a lutar para sobreviver, já que a inflação ronda os 29 por cento. A redução dos subsídios para garantir os fundos do FMI fez com que os preços dos combustíveis atingissem um máximo histórico, enquanto a eletricidade continua a tornar-se mais cara, apesar da queda na procura.

Syed Ali Hasanain, professor associado da Universidade de Ciências de Gestão de Lahore, disse que o declínio da rupia mostra que o Paquistão está a lutar para melhorar a sua crise da balança de pagamentos.

“Há muito que o país importa mais do que exporta, como consequência da negligência das reformas estruturais durante décadas”, disse Hasanain.

O Paquistão, um país com cerca de 240 milhões de habitantes, depende fortemente das importações. Embora a restrição das importações tenha ajudado a salvar preciosas reservas em dólares, também causou um declínio nas exportações, uma vez que os fabricantes dependem de maquinaria e matérias-primas importadas para a produção.

Fontes