Putin envia armas nucleares para a Bielorrússia

Fonte: Wikinotícias

16 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente russo, Vladimir Putin, confirmou que o envio de armas nucleares táticas por Moscou para a Bielorrússia já aconteceu, lembrando ao Ocidente que não poderia infligir uma derrota estratégica à Rússia.

"As primeiras ogivas nucleares foram entregues ao território da Bielorrússia. Mas apenas as primeiras, a primeira parte. Mas faremos esse trabalho completamente no final do verão ou no final do ano", disse ele.

Falando na sexta-feira no fórum econômico da Rússia em São Petersburgo, Putin enfatizou que não vê necessidade de a Rússia recorrer a armas nucleares, por enquanto. Sua ação de entregar armas nucleares de curto alcance à Bielorrússia, que poderiam ser usadas no campo de batalha, pretendia ser um aviso ao Ocidente sobre armar e apoiar a Ucrânia, disse o líder russo.

Putin alertou na sexta-feira que havia um "sério perigo" de que a aliança militar da OTAN pudesse ser puxada ainda mais para a ação militar contra a Ucrânia. Ele fez esses comentários durante uma sessão plenária do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, onde elogiou a economia da Rússia, apesar das pesadas sanções internacionais impostas por causa da invasão da Ucrânia.

Putin também alegou que a Ucrânia estava ficando sem seu próprio equipamento militar, tornando-a totalmente dependente do equipamento militar fornecido pelo Ocidente. “Tudo sobre o que eles lutam e tudo o que eles usam é trazido de fora. Bem, você não pode lutar assim por muito tempo”, disse ele.

Além disso, ele afirmou que a Ucrânia não conseguiu progredir em sua contra-ofensiva, acrescentando que seu exército "não tinha chance" contra o da Rússia.

Fontes