Primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez reeleito

Fonte: Wikinotícias
Pedro Sanchez

17 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, conquistou por pouco um segundo mandato durante as eleições parlamentares de quinta-feira, depois de aprovar um acordo para os separatistas catalães que polarizou a nação, mas lhe garantiu os votos necessários entre os legisladores do norte do país.

Depois de obter uma maioria mínima no parlamento inferior – 179 votos de confiança num total de 350 legisladores – Sanchez evitou uma eleição nacional que poderia ter feito com que fosse substituído à medida que a opinião favorável sobre ele diminuía.

Centenas de milhares de espanhóis saíram às ruas para protestar contra a decisão de Sánchez de conceder anistia aos separatistas catalães. Eles dizem que o acordo era inconstitucional, mas para o primeiro-ministro era um caminho seguro para a reeleição, resolvendo meses de incerteza sobre quem lideraria o país nos próximos quatro anos.

Em julho, a Espanha realizou eleições nacionais. A oposição de centro-direita de Sanchez, o Partido Popular, recebeu mais votos, mas não conseguiu tomar o poder devido à sua aliança com o partido de extrema-direita Vox, que ficou em terceiro lugar.

A votação de quinta-feira no parlamento significa que Sanchez pode agora construir uma nova coligação progressista para fazer avançar as suas políticas.

Do lado de fora do prédio onde os legisladores votavam, centenas de manifestantes de direita gritavam e agitavam uma barricada improvisada. O poder judiciário espanhol denunciou o acordo e a União Europeia ainda está considerando se o pacto era legal.

"Eu disse ao presidente que ele cometeu um erro, mas ele é o responsável por isso. A anistia é a pior maneira de iniciar a legislatura", disse Alberto Nunez Feijó, que lidera o Partido Popular.

Fontes