Presidente Lula do Brasil dá a primeira entrevista coletiva do seu governo

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 29 de abril de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente brasileiro, Luíz Inácio Lula da Silva, concedeu hoje sua primeira entrevista coletiva, admitindo algumas falhas no governo, entre elas, a eleição na câmara e a questão dos altos juros.

Entre as declarações, Lula ressaltou que o deputado Severino Cavalcanti, eleito presidente da câmara pelo Partido Progressista, é seu aliado embora o candidato Luís Eduardo Greenhalgh, do mesmo partido do presidente, tenha sido derrotado por ele. O Partido Progressista faz parte da base de sustentação do seu governo.

Quanto às taxas de juros, Lula afirmou que o uso delas é necessário para conter a inflação e que há muitos problemas a serem solucionados no país.

Posso dizer que essa é uma busca que ainda não consegui. (...) Possivelmente tenhamos muitos defeitos que espero que vocês descubram, publiquem e falem para a gente poder ir consertando as coisas porque são 8,5 milhões de quilômetros quadrados, mais de 180 milhões de habitantes e quem sabe os milhares de problemas que temos que resolver, disse ele.

Lula ainda ressaltou os resultados positivos de sua gestão. Segundo ele, a média de geração de emprego em sua gestão é onze vezes maior que a média do mandato de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Outros pontos que, segundo Lula, seriam positivos de seu governo, seriam o superávit da balança comercial e a retomada do crescimento industrial, além das bolsas concedidas a cerca de 112 mil adolescentes no ensino superior.

Em relação à Venezuela o presidente disse:"Eu não vejo nenhuma possibilidade de haver um conflito maior entre Estados Unidos e Venezuela." Ele ainda acrescentou: Ainda esta semana, eu recebi a Secretária de Estado dos Estados Unidos aqui, e eu penso que nós estamos andando a passos largos para que haja uma grande harmonia entre Estados Unidos e Venezuela, até porque nós, do Brasil, temos todo o interesse em que no nosso continente haja a maior tranqüilidade.

Fontes