Paquistão relata surto massivo de diarreia e malária entre vítimas de enchentes

Fonte: Wikinotícias
Sintomas da Malária

4 de setembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades do Paquistão disseram no domingo que seu maior lago de água doce no sul da província de Sindh inchou a níveis “perigosos” por causa das chuvas de monção incessantes, alertando para mais inundações nos distritos vizinhos e instando os moradores a evacuarem em meio a uma previsão de novas chuvas.

O desenvolvimento levou as autoridades provinciais a fazer um corte no talude do lago Manchar para permitir que a água flua para o rio Indo nas proximidades, em vez de inundar áreas densamente povoadas.

O ministro da Informação da Província, Sharjeel Memon, disse, no entanto, que a água liberada através da brecha do lago ainda afetaria aproximadamente 125.000 pessoas.

“Foi uma decisão difícil [mas] teve que ser tomada”, disse Memon a repórteres, acrescentando que seu governo já havia tomado medidas para evacuar os moradores para um local seguro.

No domingo, o ministro da Saúde do Sindh, Azra Pechuho, observou o surto da doença na província de Sindh, a mais afetada do país.

“Mais de 134.000 casos de diarreia e 44.000 casos de malária foram relatados na província”, disse ela à TV local Dawn News.

Na semana passada, o Fundo de População das Nações Unidas disse que pelo menos 650.000 mulheres e meninas grávidas, das quais 73.000 devem dar à luz no próximo mês, estão entre as vítimas das enchentes, com muitas delas sem acesso a instalações de saúde e apoio necessário para o parto.

Notícias Relacionadas

Fonte