Militantes balúchis matam 6 trabalhadores paquistaneses

Fonte: Wikinotícias

14 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A polícia paquistanesa disse no sábado que homens armados mataram pelo menos seis trabalhadores da construção civil e feriram outros dois num ataque durante a noite na turbulenta província do sudoeste do Baluchistão – a maior província do país, na fronteira com o Afeganistão e o Irã.

O tiroteio ocorreu no distrito de Turbat, na província rica em recursos naturais, e tinha como alvo um grupo de migrantes da província central mais populosa do país, Punjab. A polícia e testemunhas disseram que as vítimas estavam dormindo quando homens desconhecidos invadiram a residência e atiraram nelas antes de fugirem do local.

“Profundamente entristecido ao ouvir sobre o ataque terrorista a trabalhadores inocentes em Turbat”, disse o primeiro-ministro interino do Paquistão, Anwaar-ul-Haq Kakar, na plataforma de mídia social X, e expressou condolências às famílias das vítimas. “Condenamos este ato hediondo e estamos unidos contra o terrorismo”.

O chamado Exército de Libertação Balúchi, ou BLA, um grupo militante separatista de base étnica, assumiu a responsabilidade pelos tiroteios mortais. O BLA e outros insurgentes atacam rotineiramente as forças de segurança paquistanesas.

O BLA está listado como uma organização terrorista pelos Estados Unidos e já atacou cidadãos chineses.

No mês passado, um atentado suicida contra uma procissão religiosa no distrito de Mastung, na província, matou quase 60 devotos muçulmanos e feriu dezenas de outros. Até o momento, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Fontes