Joyce Banda, vice-presidenta do Malaui, toma posse como presidenta

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Malaui • 7 de abril de 2012

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ministro da Informação, Isaac Ziba, responsável pela área de informação e educação cívica do ministério, anunciou que hoje (7) que a vice-presidenta do Malaui, Joyce Banda, vai toma posse como presidenta do país para suceder Bingu wa Mutharika, que morreu aos 78 anos:

Será à tarde. A informação que tenho dos meus superiores é que Joyce Banda, vice-presidente da República, vai tomar posse como presidente e chefe do Estado da nação do Malaui.

Nota do Ministério da Informação

Joyce Banda, de 61 anos, deve prestar juramento no Parlamento. A Constituição do Malaui prevê que o vice-presidente suceda o presidente em caso de impedimento ou morte.

Mutharika foi hospitalizado às pressas na quarta-feira (4) após ser encontrado inconsciente no palácio presidencial para o hospital central da capital, Lilongwe. Ontem (dia 5), foi levado para a África do Sul, onde morreu ontem. Fontes ligadas ao governo confirmaram a morte de Mutharika, depois de informações desencontradas sobre seu estado de saúde, até feito anúncio oficial. O corpo de Mutharika permanece no território sul-aficano.

Histórico

Ex-economista do Banco Mundial, Mutharika chegou ao poder após ser eleito em 2004 e foi reeleito em 2009 como presidente do país mais pobre da África Austral. Nos útimos anos, Mutharika enfrentava uma escalada da pressões internas e externas depois que muitos países ocidentais cortaram a ajuda financeira ao país no ano passado, em meio a protestos violentos de opositores do regime. Os manifestantes acusavam o presidente de nepotismo e de má administração da economia.

Fonte