Itália vence a inexperiente Gana por 2 a 0

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

12 de junho de 2006

Hoje a cidade de Hannover (às 21:00 horas no horário local) viu a Seleção Italiana bater por 2 a 1 os "Estrelas Negras" de Gana. Foi a primeira partida de ambos pelo Grupo E da Copa do Mundo de 2006 e garantiu a segunda posição da Itália no grupo, atrás somente da República Tcheca, que derrotou os Estados Unidos da América por 3 a 0. Foi a partida de estréia dos africanos em Copas, conhecidos por revelar muitos jogadores habilidosos e colecionar títulos mundiais nas categorias de base.

O jogo

O técnico italiano Marcelo Lippi tinha afirmado que a sua seleção havia abandonado a pecha de defensiva, e o começo da partida confirmou esta declaração. A Itália começou avassaladora, e aproveitando o nervosismo de Gana chegou várias vezes com a ajuda de seus meias (principalmente os volantes) e os laterais, passando e cruzando várias bolas para Gilardino e Luca Toni (revelação da Fiorentina). Gana era movida por Appiah, Asamoah e Essien (estrela da seleção e do Chelsea) e aos poucos foi abandonando o nervosismo e arriscando algumas jogadas, mas sempre parando na forte defesa italiana. Os contra-ataques italianos eram constituídos de poucos toques e velocidade e sempre buscando os dois atacantes que muitas vezes estavam desmarcados. Em um escanteio oriundo de um destes, Totti rola a bola para Nesta que desmarcado chuta forte de fora da área. Mesmo com muitos jogadores na frente ela não é desviada e morre no fundo do gol, abrindo 1 a 0. Gana perde muitas chances com sua inexperiência, mas leva perigo até o fim do tempo.

No segundo tempo, Lippi já faz alterações táticas e de jogadores que devolvem à Itália o velho (e muitas vezes, eficiente) estilo defensivo. Gana se acostuma ao jogo e bota para correr toda a defesa italiana, mas pecando nos fundamentos ou na "mira". O jogo segue equilibrado, com os dois lados tendo boas chances, já que a Itália se acomoda com o resultado e espera o apito final. No final da partida, após um "presente" (Kuffour recua muito mal a bola para seu goleiro), Iaquinta, que havia entrado, rouba a bola dribla o arqueiro e decreta a vitória por 2 a 0. Gana quase desconta depois.

Como era previsto, Itália derrota Gana e agora joga contra os Estados Unidos na próxima rodada. Se ganhar (e os tchecos também), os dois europeus jogam a última rodada classificados. Agora cabe a ganeses e americanos inverter esta situação.

Ver também


Desporto
Este artigo descreve um evento desportivo acompanhado ao vivo pelo colaborador. Eventos desportivos acompanhados pelos colaboradores não precisam de fontes especificadas.
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Acções
Navegação
Comunidade
Portais
Suporte
Outros projetos
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas