Israel Efren Ferreira Filho, um jovem de Brasília

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 13 de dezembro de 2010

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Está para ser inventada uma impressora que não precisa des cartucho ou toner. Enquanto isso, vou imprimindo apenas o essencial, cada vez menos para o bem do planeta. Mas hoje não teve jeito, tive que fazer uma recarga e fui ao comercio, fui na Jet Express, uma lojinha de duas portas na tradicional "rua dos computadores", na esquina do bloco do meio, em frente ao semáforo da 207 Norte.

Lá encontrei esse técnico, expliquei o projeto de entrevistar pessoas comuns para a wikinotícias e ele concordou em falar.

- Você chegou em Brasília quando? Eu nasci aqui. Seus pais são de onde? São de Minas…

A entrevista foi boa, Israel Efren Ferreira Filho, 27 anos, me contou boa parte da sua vida. Me contou que o pai, dono de uma pequena serralheira no Areal, bairro de Taguatinga, "era meio perturbado", viajava muito e teve um filho em cada lugar. Mas todos atualmente moram aqui em Brasília. Ele com apenas 15 anos fez um curso no CESAM da Ceilândia e aprendeu muita coisa no curso de 3 meses para office-boy. Aprendeu serviços externos bancários e cartoriais e também tarefas de escritório, como datilografia. Quando fez dezoito anos, conseguiu emprego como motorista de uma advogada autônoma. "Eu ia buscar e levar clientes, ia no Banco, essas coisas". Até que a advogada se casou e se mudou para São Paulo. Israel não pode ir porque a esposa estava grávida. Se separou e casou novamente, mas tem apenas essa filha de 8 anos. Talvez tenha outros, quem sabe…

Sem emprego mas com bastante trabalho. Na serralheira do pai, Israel o ajudou a manter em dia os pedidos, "ele trabalhava para os Ministérios, fiquei lá até que meu primo me falou que a dona da Jet Express estava abrinho outra loja e precisava de alguém pra trabalhar aqui". Ele rapidamente aprendeu o ofício de recarregar cartucho de impressora.

Quando acabei a entrevista, prometi mandar o link da página na Wikinotícias e, didático, expliquei que é um site que todo mundo pode editar, basta aprender.

- Você já ouviu falar da Wikinotícias?

- Não, nunca ouvi falar.

- E a Wikipédia, conhece a wikipédia?"

Ele me achou meio ingênuo e sorriu sem graça: "conheço".

- Já editou a wikipédia?

- Não.

- Você sabia que você pode editar a wikipédia?

-Não.

Fui embora refletinho no que eu poderia fazer para mostrar aos muitos israéis de Brasília os benefícios de colaborar com os projetos da Wikimedia Foundation (Wikipédia, Wikinotícias, Wikibooks, etc). Também fiquei pensando que se for inventada a impressora que não consuma tinta nem prejudique o ambiente, jovens como o Israel com certeza não ficarão desempregados por muito tempo.


Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.