Wikinotícias:Reportagens originais

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Green check.png Esta página contém políticas oficiais do Wikinotícias em Português. Ela foi aceita em consenso entre os editores, é considerada padrão e todos os usuários devem segui-la. Quando for editar esta página, edite em base de um consenso e com cautela. Em caso de dúvida, discuta primeiro na página de discussão. Wikinews-logo-pt.png

Se sente que é capaz, talvez seja útil fazer jornalismo em primeira mão, contactando pessoas directamente para entrevista-las, ou procurar outro material não publicado. Pode ainda querer submeter um relato de um evento que testemunhou.

Contactar as fontes[editar]

Os jornalistas devem cumprir um código de ética, alguns aspectos que são relevantes quando estiver em contacto com as fontes.

Alguns desses procedimentos estão documentados abaixo, mas está para além do âmbito deste documento fornecer informação detalhada sobre como conduzir uma entrevista.

Deve identificar-se correctamente á sua fonte antes de iniciar, e informa-la de quando estiver a gravar. Deve ainda informar quando começa e quando termina a entrevista. O que eles dizem antes e depois da entrevista deve ser considerado “off the record”, ou seja nunca poderá ser citado. Habitualmente não deve utilizar qualquer material “off the record”, excepto para desenvolver um sentimento generalizado. Deve sempre obter autorização da fonte para utilizar qualquer material “off the record” ou informação fornecida desta forma. A excepção só se aplica se existir um benefício excepcional para a opinião pública, tal como se tivesse testemunhado um assassinato.

Uma vez que o Wikinews não tem qualquer processo de acreditação de autores ou jornalistas, quando em contacto com as fontes deve apresentar-se como um investigador/autor independente, não como representante da Wikinews. Claro que pode informar a fonte onde está a planear publicar, mas por favor assegure-se de que esta entende que as suas opiniões e iniciativas não representam mais ninguém a não ser você próprio.

Assegure-se ainda que esta entende que nem a reputação, nem a falta de reputação do Wikinews reflecte em si próprio. O Wikinews é apenas um fórum de notícias aberto com um controlo de qualidade transitório.

Seja educado e assegure-se de que não está inconscientemente influenciado. A arte da entrevista é outro assunto, para além do âmbito deste guia. Contudo deve ser entendido por si e pelas pessoas que contacta, que o papel do entrevistador envolve uma certa parte de representação por parte do jornalista, uma vez que este está a fazer perguntas e averiguações para o público em geral.

Para uma entrevista jornalística ser genuína deve existir até um certo ponto uma relação antagónica entre entrevistador e entrevistado, o entrevistador deve assumir o papel de advogado do diabo, qualquer que seja a sua opinião sobre o assunto, qualquer que seja a sua relação com o entrevistado.

Recolha as evidências[editar]

Documente as evidências. Coloque as suas observações na sub-página Discussão:Nome do artigo/Notas. Documentos originais devem ser enviados para o Wikisource de acordo com as linhas de orientação de lá, e ligadas a partir das páginas de notas. Se as suas notas forem publicadas num site externo (utilizando um url o mais estável e permanente possível) ligue-as a partir da sub-página de notas e a partir da secção "fontes" do artigo da wikinews.

Assegure-se de que se identifica claramente na página de debate do artigo e na sub-página de notas, de forma a que outros saibam sobre quem pode verificar a evidência. O wikinews não é um jornal científico, mas queremos ser levados a sério, e tudo o que reforce a autenticidade ajuda. Evidências de fontes desconhecidas não são evidências.

Por favor não apresente factos de fontes não confirmadas, e se o fizer apresente-os como factos provenientes de fontes não confirmadas.

Eventos testemunhados[editar]

Quando relatando factos como testemunha de um acontecimento, explique-o nas sub-páginas (Talk:Nome_do_artigo/Notas) quem é e porque estava presente, em relação com o acontecimento

Nestas circunstâncias você é a fonte, e outros podem querer contacta-lo para verificar os factos, entrevista ou outros pormenores.

Ver também[editar]